domingo, 18 de março de 2007

O Luto

O processo do luto dá-se sempre que há uma perda.
Não é um único sentimento, mas sim um conjunto de de sentimentos que precisam de tempo para serem resolvidos. Normalmente a sensação que fica é a de "atordoamento", como se não quisessemos acreditar no que aconteceu, mesmo quando a morte era esperada.
Depois surge a necessidade de querer reencontrar essa pessoa...
Muitas vezes junta-se o sentimento de culpa... e começamos a pensar no que podiamos ter dito ou feito, ou mesmo se não poderiamos ter impedido essa morte.
E apesar de algum momento a agitação começar a cessar os periodos de depressão acabam sempre por voltar, quando pessoas, sitios ou acontecimentos nos levam a pensar nessa pessoa.
E recordamos constantemente os bons e maus momentos, mesmo quando já não falamos na pessoa e é nesse periodo de silêncio que o luto se resolve.
Mesmo que com o tempo possamos começar a pensar em projectos futuros, o sentimento de perda nunca desaparece, e se nos voltarmos a sentir completos, há sempre uma parte de nós que nunca será substituida.

Parece-me pois, que todos devemos fazer o luto das relações falhadas... se bem que numa frase celebrizada por mim:"Para fazer o luto preciso de saber se morreu".

E o atestado de estupidez? perguntam vocês...É por saber que morreu... mas ainda assim não lhe passar o atestado de óbito!
***

2 comentários:

Anónimo disse...

esta muito bem estruturado...
muito interessante esse teu ponto de vista!! beijinho

Anónimo disse...

Nem tudo no luto é negativo... Se nao estivesses de luto neste momento isso significaria que hj n estarias ligada à/as pessoa/as que te rodeiam, e que ninguem fazia profundamente parte de ti, e assim nao passavamos de paisagem e companhia. Antagónicamente isso prova que estás viva! No entanto, espero que o teu luto logo logo se torne num "simples" desgosto.Há de chegar um ponto que entederás que a tua queda tinha um limite, o plano inclinado atinge o seu termo e tomarás consciencia de que esgotaste toda a raiva e angustia com a qual vivias até aqui. Um dia hás de estar em paz com aquele que será o teu passado...até la continua a mostrar aos outros mas principalmente a ti que estás viva..
:)